domingo, 14 de junho de 2015

O INÍCIO

Olá, seja bem-vindo(a)!

Dizem que tudo na vida tem um início, um meio e um fim... ou pelo menos quase tudo. Acredito que quando o assunto é ter uma casa essa história muda de figura... afinal, eu não conheço ninguém que tenha uma casa e diga: agora sim ficou pronta! Acho isso utopia.

Eu prefiro pensar na construção da casa como ciclos, por conta da grana, eu sabia que o projeto em determinado momento ia ficar estacionado, pois até agora eu não quis ir atrás de um empréstimo do banco, ou financiamento, pois prefiro ir tocando a obra com a grana que tenho e tomando o máximo de cuidado para não entrar em dívidas ou pelo menos entrando em dívidas o menos possível.

Como já disse no post anterior, o terreno foi doado pela minha vó, bem como a maior parte da grana nesse primeiro ciclo.

PROJETO

O projeto da casa é este aí do lado. Uma casa térrea com área de 54m² + lavanderia + varanda que não estão inclusas neste projeto, mas já foram feitas na vida real. São 2 quartos (inicialmente um meu e outro para visitas, amigos, mas que um dia será para um futuro bebê se um dia eu o tiver), uma cozinha, uma sala e um banheiro. Na frente da cozinha tem uma lavanderia e em frente à sala tem uma varanda linda! Aliás, o visual é lindo de verdade!

TERRENO LIMPO 

Essa é a visão do terreno do ponto de vista do portão de entrada da minha casa, no começo da obra. Como podem notar há uma casa nos fundos, que é a casa da minha vó (casa em que atualmente estou morando). O terreno de minha vó dá acesso para duas ruas paralelas, sendo assim nossas entradas são independentes o que é muito bom para a privacidade de ambas.

FUNDAÇÃO

Aqui já dá para ver os recortes da fundação (o dia estava bem bonito para ajudar). Aqui tivemos o primeiro problema, que depois falarei com mais cuidado, a dica nesse ponto é: MEÇA. Fiquei apaixonada demais, boba demais com tudo o que estava acontecendo na minha vida e esqueci ou simplesmente não me atentei a certos detalhes que fazem toda a diferença lá na frente...

PAREDES SUBINDO

Até agora esse foi o momento mais emocionante da obra, quando eu cheguei do trabalho à noite e vi as paredes subindo. A sensação é indescritível. Chorei copiosamente. Foi MUITO emocionante. Atolei o pé no barro. O coração parecia que ia parar de bater. Nem pensei em pegar celular e tirar foto, no dia seguinte de manhã tirei a foto... voltei a chorar.

PAREDES SUBINDO II

Aqui dá para notar que foi colocado uma lona grossa e preta no muro antes de levantar as paredes do quarto. Essa foto é importante para falar sobre o segundo problema que tive em casa... vocês entenderão. Como é comum, o terreno não é simétrico, mas as paredes da casa precisam ser e assim criou-se um pequeno espaço entre o muro e a parede do quarto,

BASE PARA LAJE

Aqui já estava sendo feito o beiral da casa, beiral que a esta etapa eu começo a me arrepender de ter feito, mas que na hora pareceu bastante importante para a proteção das janelas e portas, porém a casa terá a garagem na frente (coberta) e do lado a lavanderia + varanda (também cobertas), sendo assim... beiral ficou inútil. Gasto à toa. 50cm de pura dor de cabeça.

PLATIBANDA

Para minimizar os custos, a casa é de telha brasilite, como não é um telhado bonito como o de cerâmica, a opção foi fazer a PLATIBANDA para esconder a telha, ficou uma graça! Gosto da casa com essas linhas retas, deixa um ar moderno e clean. Aqui também o detalhe da janela do meu quarto (h x l: 1,0m x 1,5m). e o janelão da sala (h x l: 1,0m x 2,0m). 

COM JEITINHO DE CASA

Nessa foto dá para ter uma visão melhor das portas de entrada da casa: optei por fazer na lateral, uma na cozinha que dará acesso para a lavanderia e outra na sala que dará acesso direto para a varanda. Aqui também dá pra ver as portas dos quartos e a visão do "corredorzinho" da sala e da cozinha. É casa tomando forma de casa... vai dando um gostinho e um orgulho!

A LAJE

Bem, esse foi um dos problemas da casa até agora, fiz a opção da laje usinada, paguei um bom preço por isso, e vou dizer que a dor de cabeça tem sido bastante grande também com pontos de umidade que insistem em aparecer. Além disso, o pedreiro também "esqueceu" de deixar o buraco dos canos e de passar os conduítes onde eu havia solicitado... problemas...

DOR DE CABEÇA

Se a esta altura alguém me perguntasse o que eu mudaria na minha casa eu certamente diria: a caixa d'água. Fiquei pensando apenas em economia e me lasquei. A caixa d'água fora do telhado me deu uma baita dor de cabeça com rufos, vedacit, infiltrações e mais infiltrações. Aqui dá para ver bem a diferença da parede que não encosta no muro, acabou chovendo e entrando água nas paredes do quarto, o que me deixou de cabeça MUITO quente. Se eu pudesse mudar, teria feito o telhado mais alto e enfiado a caixa d'água debaixo do telhado: ia me dar menos problema com rufos e ia facilitar nas futuras limpezas de mesma... enfim. A infiltração melhorou bastante com a colocação dos rufos e aplicação do vedacit, mas ainda há alguns pontos que estão molhando... o pedreiro diz se tratar de infiltração vindo do beiral... e aí eu pergunto à você: uma casa com laje, telhado, faz algum sentido ter umidade? Isso de verdade não entra na minha cabeça. E segue o jogo, pois isso é uma coisa que me deixa sem dormir...


LAVANDERIA + VARANDA

E olha aí que graça que está ficando: não estava no projeto e foi acontecendo com o passar do tempo e a necessidade aparecendo. Haverá uma parede dividindo este corredor, uma parte será lavanderia (em frente a cozinha) e a outra será varanda (em frente à sala). Além de dividir os espaços, esta parede receberá um jardim vertical e minhas roupas ficarão escondidinhas.

LAVANDERIA + VARANDA II

E olha aí que graça que está ficando minha área: não estava no projeto (por isso o beiral aqui ficou totalmente inútil) e foi acontecendo com o passar do tempo e a necessidade aparecendo. Haverá uma parede dividindo este corredor, uma parte será lavanderia (em frente a cozinha) e a outra será varanda (em frente à sala). Além de dividir os espaços, esta parede feita receberá um jardim vertical e minhas roupas ficarão escondidinhas. Aqui futuramente colocarei janelões de vidro, para que as roupas não molhem quando estiverem no varal e também para evitar tanto vento, para os dias mais frios. Eu acredito que será uma das áreas mais utilizadas por mim futuramente, minha sala é pequena, perfeita para uma moça solteira que mora sozinha, mas um pouco mais complicada para os dias de bagunça e recepção de amigos... a varanda será perfeita para isso. Uma área em que colocarei uns sofás, uma churrasqueira, um forno à lenha (EU AMO COZINHAR) e meus amigos e familiares... Ahhh... e o telhado será fechado com forro em PVC branco.

Bem, por enquanto minha casinha está assim! Alguns problemas, alguns projetos que vão mudando na metade do caminho, algumas dicas incorporadas outras jogadas no lixo. Acho que este post ficou bem grandinho... mas acho que já deu para terem uma ideia de como está ficando. No próximo post, vou falar um pouco mais sobre os tais PROBLEMAS. Preparem os lenços, o papel higiênico, pois a choradeira não é pouca...

E vocês? Como anda a obra de vocês? Alguma sugestão? Comentem!

2 comentários:

  1. Olá , bom dia!!
    Eu queria ver fotos da platibanda de sua casa já terminada, pintada, é possível??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliane! Bom dia! Ainda não é possível, pois ainda estou construindo, juntando dinheiro para dar continuidade, assim que tiver novidades na casa posto mais aqui no Blog.

      Excluir